O setor avícola brasileiro sofreu grandes transformações a partir dos anos 50 e 60 com a incorporação de novas tecnologias e a organização da produção em moldes industriais. A automação e a adoção de novos equipamentos, assim como o desenvolvimento da tecnologia, vêm contribuindo para o aumento dos coeficientes de produção da atividade avícola, melhorando sua competitividade frente aos concorrentes mundiais.
A tecnologia vem, assim, proporcionando diversos benefícios ao setor avícola, com equipamentos a custos compatíveis com a realidade do mercado e que garantem maior rendimento, produtividade e qualidade à produção. Conheça alguns dos benefícios que a incorporação de novas tecnologias traz à avicultura industrial:
Redução do uso de mão de obra
Os equipamentos e sistemas monitoradores permitem que as aves sejam classificadas, vacinadas, alimentadas e alojadas com menor uso de mão de obra. Por meio de equipamentos como comedores automáticos, que auxiliam e dinamizam o processo de nutrição das aves, é possível que o produtor controle e realize de forma automatizada a distribuição de ração, tornando o processo menos influenciável à qualidade da mão de obra e minimizando a atuação humana.
Maior controle sobre a produção
A introdução da tecnologia e do uso de computadores na produção agrícola oferece a esta maior controle e domínio sobre as diferentes atividades que engloba. No setor de produção de ovos, permite o controle de etapas como a alimentação das aves, a coleta, o transporte e até mesmo o acondicionamento dos ovos. Na produção de frangos de corte, contribui para a produtividade monitorando dados relativos ao consumo de ração, peso das aves e taxas de mortalidade, além de apresentar sistemas de alerta ao produtor no caso de algum problema.
Monitoramento de água e climatização
Os equipamentos de monitoramento da qualidade da água e de controle da climatização de granjas vêm contribuindo para a produtividade do setor agrícola, evitando contaminações, reduzindo o descarte e garantindo maior uniformidade dos lotes. O monitoramento da água em aviários contribui de forma rápida, fácil e eficiente para a avicultura industrial, reduzindo a possibilidade de contaminações e os prejuízos decorrentes destas. Já os sistemas de climatização permitem o controle da ventilação, da umidade e da temperatura das granjas, beneficiando o sistema imunológico das aves e contribuindo para seu desenvolvimento.
Aumento da qualidade e do controle sanitário
Os programas de biosseguridade são essenciais à saúde animal e ao controle de doenças de risco para a saúde pública e de grande impacto econômico. Assim, equipamentos como o arco de desinfecção contribuem para atender às necessidades de biossegurança requeridas pelo mercado avícola, contribuindo para o controle de contaminações e tornando a produção mais eficiente e com mais segurança para os planteis.
O uso de equipamentos e da tecnologia aplicada à avicultura vem ganhando cada vez mais importância e se desenvolvendo de forma a mecanizar e aprimorar os processos produtivos. Os equipamentos a um preço acessível contribuem para melhoras significativas no sistema imunológico das aves, no controle contra contaminantes e na qualidade e uniformidade dos lotes.